segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Como dar remédios para nossos animais..

              Eu bem sei que todos por aqui já tiveram dificuldades de dá os remédios para seus bixinhos quando eles estavam doentes. Só o fato de nosso bixinho está doente já é uma coisa ruim né! Ainda mais ter que “sacrifica-los”, empurrando goela abaixo todos aqueles remédios sejam eles cápsulas, comprimidos ou até mesmo líquido.
Aqui em casa, é minha mãe que fica responsável por fazer o Miguel tomar os medicamentos que ele prescisa. Eu apenas coloco um pouco de pomada ou spray nos ferimentos quando necessário. Mas vamos lá,

Para os comprimidos:
Misturar aos alimentos: nem eles caem no truque de disfarçar o remédio na comida. Na verdade não é legal por que se eles nao comerem toda a comida eles não irão receber uma subdosagem do medicamento. O melhor mesmo é colocar dentro de um pedaço de carne ou salsicha. Começar sem o medicamento no primeiro pedaço, assim ele ficará interessadíssimo. Daí em diante você já coloca o medicamento dentro através de um buraquinho. Os cachorros já engolirão rapidamente a carne e o remédio. Já os bixanos, são mais exigentes quanto ao paladar, podem perceber o medicamento, por que cheiram antes aquilo que vão comer. Mas, se a tentativa der bons resultados, ofereça um terceiro pedaço sem remédio, como recompensa.
Diretamente na boca: É o melhor método, você vai ter a certeza que o animal tomou a dose certa. Coloque ele entre as suas pernas, eleve o focinho, abra a boca dele e coloque o comprimido bem no fundo da língua. Se não colocar o comprimido lá no fundo, é quase certo que ele vai cuspir . Feche a boca e massageie levemente a região do pescoço . No caso de gatos enrole-o em uma toalha, assim terá certeza que ele não vai te arranhar.
               Depois dá uma recompesa para ele tá?! Eles merecem!

Como dar líquidos:
Misturar aos alimentos: Se for adocicado, os cachorros aceitarão facilmente, sem qualquer mistura. O método de acrescentar remédios à água ou alimentos, como foi explicado, não é a melhor opção. Normalmente os medicamentos líquidos alteram o sabor da comida e da água, bem mais que os comprimidos. O animal comerá ou beberá parcialmente.
Diretamente na boca: Use uma seringa sem agulha que comporte todo o medicamento. Coloque-o entre as suas pernas, abra a boca dele e vá despejando o líquido, aos poucos, no fundo da língua, sempre mantendo a cabeça dele elevada. Cuspir líquidos é bem mais difícil para o animal do que comprimidos. Se for difícil abrir a boca dele, posicione a seringa na parte interna da bochecha dele e vá despejando o líquido. Lembre-se de que o focinho deve estar elevado senão o líquido escorrerá para fora da boca. Remédios muito amargos podem ser misturados.


Se ele babar ou espumar pela boca depois de engolir o medicamento não fica muito nervosa! É uma reação normal da glândula salivar dessa espécie.

Vai ai umas fotinhas da Lala Brincando: 







11 comentários:

  1. Ótimas e verdadeiras dicas e a Lala é uma fofa!!
    Parece com o Xixo, Rafaela
    Um lindo dia e tudo de bom
    Beijinhos para tí e ronrons para Lala
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  2. Medicar gatos é um drama (eu que o diga...) Já utilizei todos os truques possíveis e imagináveis; com alguns é até fácil, mas infelizmente há aqueles praticamente "imedicáveis" kkkkkkk Tua Lala é fofa demais!!! Beijos e lambeijos mil

    ResponderExcluir
  3. Ahhh a Lala é lindaaaaaa...esses olhinhos azuis são o máximo!! aki em casa só funciona o remédio direto na boca, tentar enganar colocando dentro da carne não adiantou....rsrs...esses bichinhos são muito espertos...beijos e uma linda semana!!

    ResponderExcluir
  4. Quanta gatarada linda neste blog, meu Deus!!!

    ResponderExcluir
  5. Booas dicas!!! Hoje ou amanhã vou dar vermífugo pra eles, vou tentar usar essa dicas, adoreeei!!! A Lala brincando tá mtooo fofaaa!!!

    Bjinhaaaus
    Wayne

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas! Eu estava precisando mesmo de alguns "truques" para dar vermifugos e outros remédios ara meus gatos, afinal, são felinos, e não gostam de remédio! rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. A Lala é linda, mt fofa!...ótimas dicas, pena que só vieram agora, pois a um minuto atrás antes de entrar para blogar, estava eu lutando com a Lilika para ela tomar o vermífugo...rsrs...mais valeu pelas dicas!!assim das nas outras vezes será bem mais fácil!! bj

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa dar remédio ou fazer qualquer coisa com a Tixa é dureza, ela tem uns traumas ( com razão já que foi judiada) e fica muito difícil e para complicar ela não come nada além da sua ração. Já com o Shake dá para seguir suas dicas tranquilo.Valeu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Estás certa, com gatos o melhor é dar o medicamento diretamente na boca. Estou craque em fazer isso, pois com quase 30, a cada três meses vermífugo para todos, a única coisa que preciso é uma planilha para ir marcando os que já receberam a dose!
    Beijos
    Beth

    ResponderExcluir
  10. Excelentes conselhos! Estamos todos muito, muito boa em tomar comprimidos aqui!

    ResponderExcluir
  11. Dar remédios aos gatinhos é sempre ruim, eu fico com pena...afff não gosto nem de pensar. O Miguel é um lindãooo:)

    Beijos, Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir