segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O seu gato tem bigode é?!

Olá de novo! Saudade de vocês!

            Recadinho : Eu tento comentar em alguns blogs e não consigo! Nikita você é umas das que eu realmente não consigo comentar...Mas eu sempre leio seus posts tá?! Ha-ha. Desculpe- me os que eu não comento, mas pode ter certeza eu sempre passo!
           Neste últimos dias estava olhando bem para o Miguel e observei como ele movimenta os bigodinhos dele. Engraçado é que não mexem todos de uma vez..Cada região mexe no su proprio tempo. Muito interessante. Então eu decidi pesquisar sobre os bigodinhos hahaha! E o resultado da pesquisa está aqui no texto que eu encontrei na net. Eu modifiquei um pouco (criando a minha versão ) para que não fique uma coisa muito longa e todo mundo possa ler e aprender mais um posso sobre os bixanos!

Fica ai o texto :
             Os gatos geralmente apresentam uma dúzia de bigodes, dispostos em quatro fileiras sobre os lábios superiores, alguns nas bochechas, tufos sobre os olhos e no queixo. Aqueles gatos sem pêlos  podem ter bigodes normais ou curtos. Os bigodes auxiliam na navegação (saber se estar muito perto ou longe de algo) e tato. Podem detectar pequenas variações nas correntes de ar, possibilitando ao gato descobrir obstruções sem vê-las, facilitando o deslocamento na penumbra. As fileiras mais elevadas dos bigodes movem-se independentemente das inferiores para medições ainda mais precisas.
            Especula-se que os gatos podem preferir guiar-se pelos bigodes especializados do que dilatar as pupilas na totalidade, o que reduz a habilidade de focar objetos próximos. Esses pêlos também alcançam aproximadamente a mesma largura do corpo do bicho, permitindo-o julgar se cabe em determinados espaços.







Estes são meus bixinhos e seu bigodinhos! hahaha! 

bkjs e fiquem com Deus!

9 comentários:

  1. Meus amigos fazer o meu sorriso bigodes! Ótimas fotos!

    ResponderExcluir
  2. Miaudolamos os bigodinhos.Lindas fotinhas
    Ronrons do
    Xixo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por visitar o meu blog!!! Gostei muito do seu também, e como eu quase não gosto de gatos, né!? rsrs
    Já estou seguindo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amo esses bigodinhos, são lindoooss!!.... que bom que você passa sempre lá no nosso cantinho...:)Sei lá o que acontece com o blog e muitas vezes não conseguimos comentar...afff

    Bjs, Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro bigodes e sou colecionadora...mas apenas dos que eu encontro no chão, viu ? Tenho uma caixinha com bigodes cinzas da Rutha, brancos da Pink e pretos do Barum (a Luna depila) ! Mesmo assim todos continuam bem bigodudos !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  6. Adoreeeei saber mais sobre esses bigodes lindooos!!!
    Agora entendi porque a Preta tem um bigodão compridooo...rsrsrs, gordinhaaa!
    Bjinhaaaus
    Wayne

    ResponderExcluir
  7. mami diz que tenho bigodes gandes ...vocês tem uns lindos bigodes..
    Ronrons da
    Kika

    ResponderExcluir